Saúde

Dicas para a gestante se prevenir do zika vírus

9c5bfabf7f277b61af3231d5b5208494

O número de casos suspeitos de microcefalia aumentou significativamente em uma semana. Para quem não sabe, a microcefalia é uma condição neurológica caracterizada quando a cabeça do bebê é menor do que o esperado para a sua idade e sexo.

A relação entre a microcefalia e o vírus Zika ainda não foi comprovada efetivamente, mas há grandes possibilidades de que esse micro-organismo seja o responsável pela alteração craniana. É importante lembrar que o Zika e a dengue, embora apresentem sintomas parecidos, são vírus diferentes. O Zika se assemelha com o vírus da rubéola, que causa problemas de má formação e até mesmo o aborto.

O Ministério da Saúde alerta que os cuidados devem ser redobrados para quem já está esperando um bebê ou tentando ter um filho. Os sintomas se baseiam em febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, constipação, fotofobia e conjuntivite e pequenas úlceras na mucosa oral. O procedimento para o tratamento é parecido com o da dengue, o doente é curado com remédios para dor, febre e hidratação.

Métodos de Prevenção

Adquira o hábito de limpar sua casa constantemente, evitando acúmulo de lixos e água parada. Deixe as janelas e portas fechadas ou com tela de proteção contra mosquitos.
Opte por usar calças compridas e manga longa principalmente no período da manhã, o mosquito costuma picar nas primeiras horas do dia.
Abuse do repelente, para que faça o efeito esperado, passe a cada quatro horas. Velas de citronela também podem ajudar.
As vitaminas do complexo B podem mudar o odor do corpo e confundir o mosquito. Esse método funciona de forma parecida com o repelente.
Dê o sinal de alerta para seus vizinhos! Seu esforço não vai adiantar se ele não tomar as mesmas providências que você.
Além das dicas básicas para quem quer engravidar, como tomar as vacinas e comparecer as consultas de pré-natal, se possível, espere as temperaturas baixarem e as chuvas diminuírem, consequentemente, a proliferação do mosquito também será reduzida.

Related Posts

One thought on “Dicas para a gestante se prevenir do zika vírus

  1. Camila Dias disse:

    Bom dia estou com 18 semanas de gestação e estou apavorada com esse surto de zica gostaria de saber se há alguma chance da mãe contrair o zica e não afetar o nenem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *